O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 26/03/1963
Emancipação Política: 26 MARÇO DE 1963
Gentílico: PARANAENSE
Unidade Federatíva: RIO GRANDE DO NORTE
Mesorregião: OESTE POTIGUAR
Microrregião: PAU DOS FERROS
Distância para a capital: 421 KM

Dados de características geográficas

Área: 81,39
População estimada: 4249
Densidade: 52,21
Altitude: 373
Clima: SEMIÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Paraná é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Situa-se na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, localizando-se a uma distância de 421 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Sua população no censo demográfico de 2010 era de 3 952 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 138º mais populoso do estado e décimo primeiro de sua microrregião.

Paraná foi emancipado de Luís Gomes na década de 1960. Existem duas referências a respeito da origem do nome: uma delas se refere a Vicente Paraná, um antigo morador vindo de Santa Gertrudes, Paraíba, e outra se refere ao estado homônimo, localizado no sul do país. Atualmente, o município é formado apenas pelo distrito sede e aquele que nasce em Paraná é denominado paranaense.
A história do município de Paraná, localizado na zona oeste do estado do Rio Grande do Norte, começa em meados de 1888, quando o paraibano Francisco Soares de Andrade, vindo de Lastro, comprou terras que pertenciam do posseiro cearense Antônio Fernandes, de Icó, fundando, em 8 de março de 1913, um núcleo populacional, localizado às margens de uma lagoa, que logo recebeu a denominação Lagoa da Serra. Algum tempo depois, o senhor Nestor Pamplona, proprietário da primeira casa de taipa construída no povoado, sugeriu que a localidade fosse denominada de Paraná, em referência a Vicente Paraná, que veio junto com Francisco Soares de Andrade de Santa Gertrudes, distrito do município de Patos, na Paraíba, e logo se tornou morador ilustre do povoado, pois os habitantes do local, ao visitarem sua residência, diziam que iam para Paraná. Outra justificativa para o nome do município faz referência ao estado do Paraná, localizado na Região Sul do Brasil. Em 10 de maio de 1962, o povoado foi elevado à categoria de distrito, anexado ao município de Luís Gomes. Quase onze anos depois, em 26 de março de 1963, o distrito ganhou emancipação política, passando à condição de novo município do estado do Rio Grande do Norte, com o nome de Paraná. A instalação oficial do novo município ocorreu em 31 de janeiro de 1965, com a posse de Oscar Nonato Vieira, primeiro prefeito constitucional do município.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura é o órgão da prefeitura responsável pela educação e pela área cultural e esportiva do município de Paraná, cabendo a ela a organização de atividades e projetos culturais, além do setor educacional. Capela de São João Batista, na Vila Caiçara, enfeitada durante o mês de junho, quando ocorrem os festejos alusivos ao padroeiro e as festas juninas. Entre as principais festividades realizadas em Paraná estão a festa de emancipação política, no dia 26 de março, cuja programação inclui a alvorada festiva, o desfile cívico, o hasteamento das bandeiras na sede da prefeitura, a cavalgada da paz e outros eventos e a festa da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no mês de setembro, que se inicia com a missa de abertura e o hasteamento das bandeiras e prossegue com noites de novena, encerrando-se com a procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade e a missa de encerramento. Também se destacam as festas de Nossa Senhora de Fátima, realizada no povoado de Monte Alegre, no mês de maio e São João Batista, padroeiro da Vila Caiçara, de 14 a 24 de junho. Os principais atrativos turísticos do município são o Açude Público de Antas (no Sítio Pitombeira) e as capelas de São João Batista (Vila Caiçara) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O artesanato é outra das formas mais espontâneas da expressão cultural paranaense, tendo como principais atividades o bordado, as fibras vegetais e a tapeçaria. O município também uma biblioteca pública (Biblioteca Pública Municipal Guido Rodrigues), criada pela lei municipal 380/2015, além de grupos de carnaval, coral, dança e manifestação tradicional popular.
O poder executivo de Paraná é exercido pelo prefeito, auxiliado pelo seu gabinete de secretários. O primeiro prefeito municipal foi José Miguel de Souza, de 28 de novembro de 1964 a 31 de janeiro de 1965, nomeado pelo governador Aluízio Alves, e a atual prefeita é Oriana Rodrigues, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), a primeira mulher prefeita da história do município, eleita em 2012 e reeleita em 2016, sendo o vice-prefeito Juciê Gomes da Silva (PMDB). Casa Legislativa Teodoro Neto Lucena, onde funciona a câmara de vereadores. O poder legislativo é exercido pela câmara municipal, formada por nove vereadores. Cabe à casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao executivo, especialmente o orçamento municipal (conhecido como Lei de Diretrizes Orçamentárias). Existem também alguns conselhos municipais em atividade: alimentação escolar, assistência social, desenvolvimento rural, direito da criança e do adolescente, educação, FUNDEB e saúde. O município se rege por sua lei orgânica, promulgada em 3 de abril de 1990, e é um dos termos da comarca de Luís Gomes, de segunda entrância, além de Major Sales. Paraná pertence à 42ª zona eleitoral do Rio Grande do Norte e possuía, em dezembro de 2016, 3 613 eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que representa 0,151% do eleitorado potiguar.
O serviço de abastecimento de água do município é feito pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) e a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica é a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN). A voltagem da rede é de 220 volts. O código de área (DDD) de Paraná é 084 e o Código de Endereçamento Postal (CEP) é 59950-000. Em 2010 o município possuía 92,13% dos seus domicílios com água canalizada, 99,02% com eletricidade e 57,13% com coleta de lixo. Ao mesmo tempo, 61,46% tinham somente telefone celular, 4,94% possuíam celular e fixo e 4,11% apenas telefone fixo. A frota municipal em 2014 era de 402 motocicletas, 215 automóveiss, 81 caminhonetes, 24 motoneta, dezesseis caminhões, onze micro-ônibus, quatro ônibus e uma camioneta, além de três em outras categorias, totalizando 787 veículos. No transporte rodoviário, Paraná é atravessado apenas pela rodovia estadual RN-117, que começa em Mossoró e atravessa vários municípios da região oeste do estado, ligando Paraná a municípios vizinhos e outras localidades.

HINO MUNICIPAL

Tão pequenina és tu terra amada
Acolhendo o teu povo que te adora
Tuas ruas de estreitas são tão largas
Antes a graça que em todos revigora.
I
Paranaenses fulgurantes jubilosos
Lagoa da serra de grande devoção
Te exaltemos alegres carinhosos
Grandeza eterna que mantém a tradição.
II
Paraná e tua história
Vosso povo heróico a aclamar
Te seguiremos a tua trajetórias
Os teus filhos que não cansam de te amar.
III
Por tuas conquistastes liberdade
Em teus limites reina a harmonia
Por tuas glórias a bandeira da verdade
Deflagrando com o punho da alegria.
IV
Vossos filhos sempre esperançosos
Te alegraram um futuro mais brilhante
E vão contigo machando pressurosas
Num progresso a passos de gigante.

BRASÃO


BANDEIRA


NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 58 dia(s)

Secretaria Municipal de Educação realizou neste dia 26/02 a abertura da Jornada Pedagógica 2024

A Secretaria Municipal de Educação junto com a Prefeitura Municipal de Paraná, realizou [...]

#Comemorações Há 58 dia(s)

Prefeitura Municipal de Paraná anuncia as atrações musicais que irão abrilhantar a festa de Emancipação Política

A Prefeitura Municipal de Paraná anuncia as atrações musicais que irão abrilhantar a fes [...]

#Comemorações Há 58 dia(s)

Prefeitura de Paraná anuncia as atrações que animarão a VIII Cavalgada pela Paz

Prefeitura de Paraná anuncia as atrações que animarão a VIII Cavalgada pela Paz, que se [...]

#FolhaDePagamento Há 58 dia(s)

A Prefeitura de Paraná, através da Secretaria de Finanças, realizou o pagamento do mês de fevereiro aos servidores.

A Prefeitura Municipal de Paraná, através da Secretaria de Finanças, realizou o pagament [...]

#Melhoria Há 66 dia(s)

Prefeitura adquire dois veículos Mobi para transporte de pacientes da Saúde

Prefeitura adquire dois veículos Mobi para transporte de pacientes da Saúde A Prefei [...]

#Festa Há 66 dia(s)

Alô Paraná e Vila Caiçara! #Carnaval #prefeituradeparanarn

Alô Paraná e Vila Caiçara! #Carnaval???? #prefeituradeparanarn [...]

#ObrasEmAndamento Há 66 dia(s)

Prefeitura assina ordem de serviço para construção de quadra de esportes na comunidade de Aroeira.

Prefeitura assina ordem de serviço para construção de quadra de esportes na comunidade d [...]

#Educação Há 66 dia(s)

Secretaria Municipal de Educação promoverá mais uma edição da Jornada Pedagógica do município.

A Prefeitura de Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá mais uma [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito